Pedrucci     Produtos     Onde Comprar     Notícias
Sobre o Espumante     CPEG     Localização     Contato

CPEG

Consorcio de Produtores de Espumante de Garibaldi





O Espumante Natural é parte da história do Municipio de Garibaldi na Serra Gaúcha,já que em 1915 Armando Peterlongo começou a elaboração do que seria o primeiro espumante natural produzido no Brasil.
Anos depois,outras vinícolas que chegaram possibilitaram que marcas como Georges Aubert,Chandon,De Gréville e Forrestier transfomassem Garibaldi na maior produtora nacional.
Na atualidade,numerosas vinícolas de pequeno e médio porte,seguindo o exemplo e respeitando a vocação natural do municipio,fazem do Espumante Natural seu principal produto.
Estas pequenas vinícolas de Garibaldi,procurando aprimorar e valorizar a qualidade de seus espumantes e ressaltar as características peculiares que o clima e o solo do municipio proporcionam,decidiram juntar-se para estudar caminhos a seguir.
Após numerosos encontros durante os quais foram discutidas alternativas,como a criação de uma Indicação Geográfica de Procedência ou uma Marca Coletiva.
A conclusão foi de que a Marca Coletiva atendia melhor os objetivos traçados.Marca Coletiva é a marca que pode ser utilizada por todos os integrantes de uma determonada associação,desde que cumpram os requisitos fixados nas normas constantes no RAC-Regulamento de Avaliação de Conformidade.
Dessa forma ,foi criada a marca CONSÓRCIO DE PRODUTORES DE ESPUMANTES DE GARIBALDI-CPEG que pertence à entidade homônima fundada em 2007.
Garibaldi possui duas variáveis fundamentais para a elaboração de espumantes de qualidade:excelentes clima e solo que proporcionam condições excepcionais para o cultivo das uvas destinadas a este fim e dominio absoluto sobre a técnica de elaboração do vinho base,tomada de espuma e maturação.
Com a criação da Marca Coletiva,foi definido o RAC que garante ao consumidor o cumprimento das especificações nele fixados.O regulamento foi inspirado nas normas vigentes em regulamentos das regiões de Champagne,Cava,Asti e Prosseco.
O cumprimento do RAC que habilitará o associado do CEPEG-Consórcio de Produtores de Espumantes de Garibaldi- a usar os selos de certificação,será auditado por empresa externa credenciada pelo INPI-Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.
O controle da elaboração e a certificação dos espumantes possibilitará que o consumidor tenha toda a segurança na degustação deste produto que junta tantos atributos pois é festivo,versátil,sofisticado e companheiro perfeito para todo o momento.
Certamente o espumante fino brasileiro terá a partir de agora,o registro de um novo e promissor capítulo em sua linda história.
CPEG-Consórcio de Produtores de Espumante de Garibaldi,você ainda vai ouvir falar desta marca.
Saúde.
GILBERTO PEDRUCCI
VICE-PRESIDENTE CPEG-Método Tradicional
Proprietário da CASA PEDRUCCI.
 

Título Download
CPEG Informaes
Para salvar o arquivo, clique com o botão esquerdo do mouse
e selecione "Salvar Destino como..."

Linha Presidente Soares | 95720-000 | Serra Gaúcha | Garibaldi - RS | Brasil | +55 (54) 3462.4948 - 3464.7878 | pedrucci@casapedrucci.com.br
Casa Pedrucci © 2011 - Todos os direitos reservados